Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Preciosa - Uma História de Esperança

Ser professor: profissão ou vocação?

Ao assistir o filme Preciosa (2009) de Lee Daniels pela segunda vez, fui interpelada pela questão: Até que ponto o professor deve agir no exercício da sua prática? Explico, onde termina o compromisso deste profissional diante dos educandos assolados por fortes intempéries?
Hoje cada vez mais, a falência da instituição familiar, exige do educador não apenas a transmissão/troca de conhecimento, mas muito além disso. Pois, muitas vezes este sujeito é o único referencial do educando, a esperança de ter uma vida muito diferente daquela que possui.
Trago o filme Preciosa baseado em uma história real de uma jovem que desde a infância é violada pelo pai e é agredida pela mãe. Ao engravidar pela segunda vez é transferida para uma escola alternativa. Durante a narrativa o espectador vê como os problemas que ocorrem com a garota, passam a ser acompanhados pela nova professora, que muitas vezes assume o papel de assistente social, mãe e confidente da jovem. O filme mostra como essa atitude da educadora foi imprescindível para a mudança da vida da garota e do rompimento do ciclo de horror que ela estava inserida. Preciosa descobre o prazer no estudo e nele a possibilidade de oferecer uma vida diferente para seus filhos.
O filme Preciosa angústia, arranca lágrimas, mas que, sobretudo mostra como as coisas podem se tornar diferentes se sonhamos e se temos oportunidade. Quantas Preciosas existem pelo mundo e quantas delas estão aguardando apenas um ‘anjo’.
Eis caros leitores que a minha pergunta inicial continua aberta e sem uma resposta definitiva. E como diz o ditado popular: cada caso é um caso. E é só defronte a situação que saberemos como proceder.

A seguir, trecho do filme.

Nenhum comentário: