Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tiros em Columbine

O documentário de Michael Moore Tiros em Columbine foi produzido no ano de 2002 e aborda a questão da cultura bélica nos Estados Unidos, problematizando a questão a partir do incidente que ocorreu no município de Lilleton no Colorado, onde 02 jovens assassinaram 15 pessoas na escola.
Na sua narrativa o cineasta coloca uma lente de aumento sobre a chacina, trazendo o que está no entorno da questão e nos convida a refletir de como a violência está implicada na história da sociedade. Hoje muito potencializada pelo sistema econômico dominante ela é altamente simbólica.
Destaco a entrevista do cantor Marlyn Manson que pela sua opção artística foi tido como um motivo impulsionador da tragédia. Dois pontos quero discorrer: o primeiro da arte como um lugar de revelação das subjetividades e até mesmo da expurgação de sentimentos. O outro é o lugar de divindade do artista. Até que ponto uma pessoa pode ser responsabilizada de influenciar duas pessoas através da sua música a cometer um crime? Michael Moore no final da entrevista pede ao artista dizer alguma coisa para as pessoas de Columbine e para os dois meninos que cometeram a chacina e ele disse: "Eu não falaria nada. Eu ouviria o que eles têm a dizer, que foi o que ninguém fez."

A seguir trecho do filme.

Nenhum comentário: