Powered By Blogger

sábado, 7 de abril de 2007

Na fila como bois

A charge de Amorim, publicada no jornal Correio do Povo no dia 04/04/2007, fazendo um critica a situação caótica que encontram os aeroportos brasileiros, encaixou perfeitamente (com suas devidas proporções, é claro!)) com a situação enfrentada por milhares de pessoas, para Seleção Pública Regime Especial de Direito Administrativo – Reda, do governo da Bahia. Seleção essa, em que os contratados trabalharão por dois anos podendo ser renovado por igual período. As vagas foram para professores e áreas administrativas (assistente de atividade administrativa, auxiliar de alimentação escolar e serviços gerais), com salários oscilando entre R$ 700,00 e R$350,00. As inscrições dos candidatos de Vitória da Conquista e região foram feitos nos únicos dois pontos autorizados pela Secretaria da Educação: uma na Normal (próximo ao Centro da Cidade) e outro no Centro Integrado (lado Oeste da Cidade). O que logicamente, originou longas, longuíssimas filas.
Aí surge a indagação: Por que não utilizar a tecnologia para facilitar a vida da população? Pois, a tecnologia está aí, a serviço de todos (sei que há uma falsa democratização) de fácil acesso para os órgãos públicos e porque essa não é utilizada? É humilhante por demais, um pai e uma mãe de família passar cerca de 10 horas em uma fila apenas para fazer uma inscrição, que não leva mais de 5 minutos. Por que não facilitar? É achar que a população é burra demais e que não acertaria efetivar a inscrição de forma eletrônica. Será? São apenas suposições....
O quem mais impressiona é que de fato, é que as pessoas não reclamam. A necessidade financeira as faz refém de suas próprias misérias. E neste contexto, suas vontades não fazem nenhum sentido.
Acredito, porém que um passo importante foi dado, a própria realização do Processo Seletivo Simplificado, representa um ato legitimo de transparência pública.
Porém rever a forma como que as coisas ocorreram, é fundamental para que não se cometa os mesmos erros nos próximos processos seletivos (aguardamos muitos outros!). Pois para essa seleção se a inscrição foi um caos quem não me garante que o dia da prova (15/04) também não seja? Na esperança que tudo ocorra bem, da forma mais tranqüila e honesta, concluo as minhas indagações.

terça-feira, 3 de abril de 2007

REFLEXÕES CULTURAIS

Nenhuma atividade mais expressiva ocorreu em Vitória da Conquista, que registrasse o que dia de hoje significa para os artistas do teatro e do circo de todo o mundo. A não ser pequenas reflexões, um brinde a Dionísio e as divagações frente ao novo Governo Estadual, feita por um grupo resistente de artistas conquistense.O que se ver no geral é uma apatia da classe e uma "desinformação" da população, que meio a tantas carências se indaga: Pra que Arte? Que coisa mais besta! De cunho filosófico e um tanto ufanista, permito-me dizer: “A arte alimenta a alma! E que viva o teatro! Que viva o circo! E que Dionísio nos ilumine frente a tanto descaso!!”
Estamos em abril, mas os requicios do carnaval parece não querer nos abandonar. Nada contece, nada se fala, nada se manifesta. Diante dessa situação, percebo que o problema não são de governos, são de ideologias. A arte é vista como acessório, deste a implantação da Escola de Belas Artes por D. João IV e assim continua.

AUDIÇÃO DO GRUPO CAÇUÁ DE TEATRO

AUDIÇÃO DO CAÇUÁ MOVIMENTA CONQUISTA!

Antecipando as comemorações dos seus 10 anos de existência, o Grupo Caçuá de Teatro abre audição para selecionar novos atores para seus projetos. O conhecido grupo teatral conquistense firmou-se como elo importante na formação de atores no sudoeste da Bahia, na excelência de discussões culturais, pesquisas, estudos e espetáculos tendo como foco a cultura popular sertaneja, e de seus projetos voltados para a comunidade local.
Desde que surgiu em 1997, ainda como Grupo de Teatro da UESB, que o grupo abre audição destinada à comunidade e esta parceria continuou no Centro de Cultura, no Projeto Arte para a Comunidade, oferecendo curso de teatro gratuito durante mais de cinco anos, a crianças, jovens e adultos de vários segmentos sociais na cidade, sob a coordenação atenta do professor de teatro, também ator e diretor, Marcelo Benigno.
Muitos passaram pelas oficinas do Caçuá nesses anos e se encontraram na vida, outros continuam na carreira artística, seja na Escola de Teatro da Ufba, seja ministrando aulas de teatro e arte-educação na cidade, ou conquistando projetos e os palcos de fora, num reflexo que deixa claro o compromisso e qualidade do trabalho desenvolvido desde então, pelo grupo conquistense!
Vale salientar que este projeto das audições é totalmente filantrópico, pois nunca o grupo obteve nenhum tipo de apoio ou patrocínio para custear a sua produção ou remunerar os professores e as pessoas envolvidas!
A audição volta aos palcos do Centro de Cultura e promete agitar o cenário artístico conquistense. A última aconteceu no ano de 2004 e tiveram quase 200 inscrições!
A metodologia continua a mesma!
Nos três dias da seleção os interessados terão aulas do repertório do grupo, com exercícios de corpo, voz, improvisação, dança, debates, entrevistas e por final, a apresentação, no teatro, de um monólogo escolhido pelo candidato, numa seleção de nove textos sugeridos. A Audição do Caçuá 2007 acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de abril, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Conquista e as inscrições estão abertas no local!
Para realizar a inscrição os candidatos deverão escrever uma carta de interesse explicando os motivos pelos quais quer participar do grupo, ter acima de 15 anos de idade, comprovar escolaridade, ter disciplina, vontade e tempo para as aulas. A taxa de inscrição será de 2 real e 1kg de alimento que serão distribuídos a uma intuição pelos candidatos aprovados!

Informações pelos telefones:
Marcelo Benigno – (71) 9976.9633
Poliana Bicalho - (77) 88061030
Centro de Cultura - (77) 34243006

Ou pelo e-mail: http://br.f577.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=cacuadeteatro@hotmail.com