Powered By Blogger

sábado, 7 de abril de 2007

Na fila como bois

A charge de Amorim, publicada no jornal Correio do Povo no dia 04/04/2007, fazendo um critica a situação caótica que encontram os aeroportos brasileiros, encaixou perfeitamente (com suas devidas proporções, é claro!)) com a situação enfrentada por milhares de pessoas, para Seleção Pública Regime Especial de Direito Administrativo – Reda, do governo da Bahia. Seleção essa, em que os contratados trabalharão por dois anos podendo ser renovado por igual período. As vagas foram para professores e áreas administrativas (assistente de atividade administrativa, auxiliar de alimentação escolar e serviços gerais), com salários oscilando entre R$ 700,00 e R$350,00. As inscrições dos candidatos de Vitória da Conquista e região foram feitos nos únicos dois pontos autorizados pela Secretaria da Educação: uma na Normal (próximo ao Centro da Cidade) e outro no Centro Integrado (lado Oeste da Cidade). O que logicamente, originou longas, longuíssimas filas.
Aí surge a indagação: Por que não utilizar a tecnologia para facilitar a vida da população? Pois, a tecnologia está aí, a serviço de todos (sei que há uma falsa democratização) de fácil acesso para os órgãos públicos e porque essa não é utilizada? É humilhante por demais, um pai e uma mãe de família passar cerca de 10 horas em uma fila apenas para fazer uma inscrição, que não leva mais de 5 minutos. Por que não facilitar? É achar que a população é burra demais e que não acertaria efetivar a inscrição de forma eletrônica. Será? São apenas suposições....
O quem mais impressiona é que de fato, é que as pessoas não reclamam. A necessidade financeira as faz refém de suas próprias misérias. E neste contexto, suas vontades não fazem nenhum sentido.
Acredito, porém que um passo importante foi dado, a própria realização do Processo Seletivo Simplificado, representa um ato legitimo de transparência pública.
Porém rever a forma como que as coisas ocorreram, é fundamental para que não se cometa os mesmos erros nos próximos processos seletivos (aguardamos muitos outros!). Pois para essa seleção se a inscrição foi um caos quem não me garante que o dia da prova (15/04) também não seja? Na esperança que tudo ocorra bem, da forma mais tranqüila e honesta, concluo as minhas indagações.

Nenhum comentário: