Powered By Blogger

sábado, 26 de janeiro de 2008

Biblioteca Itinerante e MSTS

A Biblioteca Poeta Douglas de Almeida, leva o Projeto de Leitura e Literatura da ONG Grupo Outra Metade com toda sua estrutura para os assentamentos dos Sem Tetos de Salvador no Subúrbio Ferroviário, a idéia é promover a integração social e cultural junto aquele movimento de moradia tendo a leitura como mediador, incentivando o desenvolvimento através da leitura. A biblioteca estará disponível com toda uma estrutura de Livros, Toldo, Mesas, Cadeiras e Material Pedagógico para realização de Oficinas Criativas nas ocupações do Sem Tetos de Salvador no Subúrbio.
Serão dez horas de atividades ininterruptas para um publico diversificado das comunidades de Boiadeiro, Itacaranha e Periperi, a biblioteca terá além dos livros e incentivo a leitura, oficinas de reciclagem e literárias, contação de histórias, teatro de boneco e jogos e dinâmicas teatrais. A proposta é ficar todos os últimos sábados de cada mês, neste primeiro trimestre de 2008 nos assentamentos do Movimento dos Sem Teto de Salvador – MSTS, aqui no Subúrbio Ferroviário.

Locais / Datas.

Boiadeiro (Fabrica Tóster) – 26/01/2008. de 08:00 às 18:00 hs.

Itacaranha – 23/02/2008. de 08:00 às 18:00 hs.

Periperi (Cidade de Plástico) – 29/03/2008. de 08:00 às 18:00 hs.

Contato: 71 9104-7444 – Jorge Ravinny e 9921-9168 Mário Pereira.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Responsabilidade Social se faz com Ação

Por Poliana Bicalho
polianabicalho@yahoo.com.br

Tornou-se modismo falar de responsabilidade social, todavia em muitas empresas não passa de um discurso vazio que tem o único propósito, fortalecer seu produto junto aos consumidores, esquecendo-se da intervenção social. Responsabilidade se faz com ação, uma prática que não precisa ser dispendiosa ou de grandes proporções, mas que possa estar minimizando as desigualdades sociais.
Ciente do papel do empresariado, no último dia 22 de janeiro os moradores do Jardim Valéria e adjacências, puderam participar do Dia de Ação Social. O evento foi uma realização do Programa ArtEducação Bahia que conta com o patrocino do Governo da Bahia e da Tim, através da Lei de Fomento a Cultura e da Creche Jardim Valéria e a parceria do curso de cabeleireiro do Salão Oficina do Cabelo.
Dicas de tratamento de cabelo, escovas e cortes foram os serviços disponibilizados gratuitamente para a comunidade. Na oportunidade os alunos do curso de cabeleireiros puderam exercitar o oficio e a população pode produzir o visual sem custos. Toda essa ação contou com a supervisão da Bene Medeiros e já rendeu frutos, a consolidação da parceria entre a Creche e o Salão que a partir do próximo mês prestará serviços no bairro toda segunda terça-feira do mês.
Outra ação foi realizada pela Livraria e Café Letras e Prosa que doou livros infantis para alunos da Oficina de Contação de História do Programa ArtEducação Bahia que desenvolve atividades artístico-pedagógica com os alunos da Escola Municipal Jardim Valéria, desde junho de 2007. Assim, muitas crianças puderam adquirir o seu primeiro livro de histórias e darem inicio ao hábito de leitura.