Powered By Blogger

sábado, 5 de abril de 2008

CINEMA E EXPRESSÕES - DEBATES E EXIBIÇÕES DE CURTAS - SALVADOR - BAHIA


07/04/08, às 09:00 horas - O Roteiro Cinematográfico – experimentações estéticas, novas propostas narrativas.
A profissionalização da criação de roteiros no Brasil abriu espaço para o surgimento de figuras como o script doctor, uma espécie de consultor a apontar para os autores os defeitos a serem corrigidos ainda durante a elaboração do roteiro. Roteiros escritos sob encomenda e projetos autorais: limites do mercado e busca por novos olhares.Caminhos possíveis para jovens realizadores.

Debatedores: Ana Rosa Marques Documentarista. Professora de Vídeo da OI KABUM.Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. João Rodrigo Mattos Diretor. Roteirista. Especialista em Produções Internacionais e Desenvolvimento de Projetos para Cinema e Televisão – International Board of European Audiovisual Entrepeneurs - Portugal.



08/04/08, às 09:00 horas - Cinema e Rebeldias – Transgressões narrativas e temáticas em filmes realizados no Brasil, a partir dos anos 60.
As transgressões estéticas no Cinema Nacional costumam ser estudadas no período entre os anos 60 e fins dos 70 a partir de importantes e conhecidos movimentos culturais ocorridos no país, principalmente, o Cinema Novo e o Cinema Marginal. Pretende -se aqui traçar um panorama dos filmes mais significativos deste período, bem como, identificar influências e novas propostas estéticas nos filmes mais recentes produzidos no Brasil.
Debatedores:
Cláudio Luiz Pereira
Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP. Antropólogo pela Universidade Federal da Bahia.
Marcos Pierry
Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Jornalista. Professor de Cinema.


Mesmo numa indústria de cinema como Hollywood, muitos críticos e cinéfilos apontaram alguns diretores como expoentes de um certo cinema de autor.Com as transformações sofridas pela produção cinematográfica no Brasil, há espaço para filmes autorais? Cabe ainda falar em cinema de autor? Conceito e contexto da expressão cinema de autor.Debatedores:André SetaroMestre pela Universidade Federal da Bahia. Crítico de Cinema. Jornalista.Regina GomesDoutora em Cinema pela Universidade Nova de Lisboa. Coordenadora do Curso de Especialização em Cinema na Universidade Católica do Salvador – UCSAL.


Com o acesso a novas tecnologias, houve uma profusão de documentários na produção audiovisual brasileira dos últimos anos. Muitos deles obtiveram índices expressivos de espectadores que os assistiram dentro, é claro, dos números do mercado cinematográfico brasileiro. Sucesso de público e influências narrativas para jovens realizadores. A produção de documentários e o acesso a novas tecnologias digitais. Debatedores:Daniel LisboaCineasta. Diretor e Produtor da Cavalo do Cão Filmes.José Francisco SerafimDoutor em Cinema Documentário Univ.- U. PARIS X . Pesquisador e Professor de Cinema na Universidade Federal da Bahia.
11/04/08, às 09:00 horas - Filmes B. O. - a realização de produções de baixo-orçamento. Discutir propostas de políticas públicas para produção de filmes de baixo-orçamento e também outras modalidades de captação de recursos, como cotas de patrocínio e apoios, independentes das leis de incentivo.Debatedores:Lula Oliveira Cineasta. Jornalista. Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Presidente da Associação Baiana de Cinema e Vídeo – ABCV.Solange LimaProdutora Executiva de Cinema. Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – ABD Nacional.