Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Experiências de Ensino na França

Os documentários Ser e Ter (2004) e Entre os Muros da Escola (2007) trazem experiências educacionais diversas na França. O primeiro, mostra o funcionamento de uma turma mista (04 a 10 anos) sob a orientação do professor Georges Lopez na pequena comunidade de Aubergne.O segundo apresenta o cotidiano de uma turma de ensino médio da periferia de Paris, sob a orientação do professor de francês François Bégaudeau, onde a maioria dos alunos são imigrantes.
As experiências são bem diversas e mostram particularidades de ensino. Em Ser e Ter a narrativa é bastante singela ao demonstrar como é possível o aprendizado de crianças em etapas diferentes do processo cognitivo, através de um sistema colaborativo e de diálogo com a família. O mestre acompanha as crianças por um período maior, o que possibilita conhecer as suas principais dificuldades e potencialidades. Destaco ainda, o caráter questionador da forma de ensinar, os alunos não obtinham respostas prontas do mestre.
Em Entre os Muros da Escola a abordagem é mais dura e por vezes muito próxima a cotidiano de escolas brasileiras (mas, mesmo assim, achamos que na França a coisa é menos problemática). No filme, conhecemos as instâncias de regulamentação do ensino, o processo avaliativo e os desabafos dos educadores e a dificuldade de se trabalhar com adolescentes. Mas, mesmo assim, o filme mostra a poética do ensino e de como a educação por vezes é a única maneira de exercer a liberdade.


A seguir, imagens de SER e TER

Nenhum comentário: