Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

ABC

As modificações ortográficas da língua portuguesa já foram escolhidas, só falta oficializar. Apenas me preocupa a confusão criada na escola por professores e alunos:
- Tá errado! Não têm mais esse acento!
A professora fala e o menino pensa:
- Eu acho que essa professora nova é burrinha, como é que não têm?! Sempre teve!
É por essas e outras que a contextualização faz a diferença, o conhecimento não deve ser imposto e sim apreendido. Na minha terra todo mundo aprende o ABC do sertão! Se é certo ou errado, bom ou ruim, não sei não....mas ele diz o que verdadeiramente queremos dizer!

Lá no meu sertão
Pros caboco lê
Tem qui aprendê
Um outro ABC
O jota é ji
O ele é lê
o ésse é si
Mas o erre Tem nome de rê
Até o ypsilon Lá é pssilone
O eme é mê
O efe é fê
O gê chama-se guê
Na escola é engraçado Ouvir-se tanto ê A BÊ CÊ DÊ FÊ GUÊ LÊ MÊ NÊ PÊ QUÊ RÊ TÊ VÊ e ZÊ.

Lembranças da poesia do nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga!

Nenhum comentário: