Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de abril de 2007

DIA DE LUTA CONTRA O MONOPÓLIO DA MÍDIA

Neste dia 26 de abril a Rede Globo de Televisão faz 42 anos. Há exatos 42 anos nascia o maior símbolo do uso privado de um dos mais escassos bens públicos: o espectro pelo qual trafegam os canais de rádio e tv.

Nesses 42 anos a Rede Globo jamais se submeteu a qualquer avaliação da sociedade brasileira para saber se ela está usando esse bem como determina a constituição e a favor do interesse público.

Por outro lado, nesses 42 anos o Brasil só viu crescer a concentração de poder político nas mãos dessa emissora. E ela soube usar muito bem esse poder. Em 84 contra as Diretas Já. Em 89 contra a eleição do Lula. Em 94 e 98 para eleger FHC. E em 2006 escancarou seu apoio ao candidato Alckmin.

Tudo isso nos mostra que falar em democracia num país que possui uma Rede de Televisão capaz de colocar todo seu poder para fazer valer seus interesses particulares, e que faz tudo isso usando um bem que é do povo brasileiro, é uma grande piada. De muito mau gosto.

Para tentar acabar com essa situação que movimentos sociais, coletivos e entidades que lutam por uma democracia radical no Brasil escolheram o dia do aniversário da Rede Globo para Lutar pelo Fim dos Monopólios na Mídia.

Em Brasília, será realizado um Ato em frente à sede da Globo para protestar contra o uso privado das concessões públicas de comunicação. Lutar pela diversidade de representação nas televisões brasileiras. Lutar pela democratização dos meios de comunicação.
Coordenação dos Movimentos Sociais do DF
Rede pela Democratização da Comunicação do DF

Nenhum comentário: