Edital nº 03/2010 – FORMAÇÃO DE AGENTES DE LEITURA DO PROGRAMA MAIS CULTURA NO ESTADO DA BAHIA
Inscrições abertas de 10/12/2010 a 31/01/2011
O edital é fruto da parceria entre o Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Pedro Calmon, e o Ministério da Cultura. O objetivo dessa iniciativa é de selecionar 858 jovens e adultos, com idade entre 18 e 29 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio, e que estejam enquadrados no programa Bolsa Família.
Os selecionados atuarão como bolsistas na Ação Agnetes de Leitura do Programa Mais Cultura. A princípio, serão disponiblizadas 572 vagas para atuação imediata. As outras 286 vagas compõem o cadastro reserva. O valor da bolsa é de R$ 350,00 por mês, durante o tempo de duração do projeto (estimado em 12 meses), podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 10/12/2010 a 31/01/2011.
Para saber mais informações, acesse o edital no link abaixo. Em caso de dúvidas, acesse o link “perguntas mais frequentes” ou entre em contato com a Unidade Gestora do edital, através do e-mail agentesdeleitura.ba@fpc.ba.gov.br.
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/17/edital-n%C2%BA-032010-formacao-de-agentes-de-leitura-do-programa-mais-cultura-no-estado-da-bahia/
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Novos rumos para a política cultural brasileira
Despeço-me do Ministério da Cultura com a certeza do dever cumprido. Aliás, fomos além do dever e das obrigações. Nos dedicamos de corpo e alma. Mas não me iludo, sei que muito ainda se poderia fazer e que muito precisa ser feito pela cultura de nosso país. Por isto não me considero plenamente satisfeito, mas me considero realizado.
Demos os primeiros passos, passos largos, mas ainda os primeiros passos. Creio que posso dizer que estivemos à altura da grandeza histórica do governo Lula: tratando as coisas públicas com o máximo respeito, democratizando as políticas culturais, republicanizando nossas ações e responsabilizando o Estado com os direitos culturais dos brasileiros e com a diversidade cultural do país. Buscamos nos relacionar com todo o corpo simbólico da nação, sem privilégios nem discriminações. Nos relacionamos positivamente com todos os governos municipais e estaduais, independente da coloração política do dirigente e nunca perguntamos a nenhum artista nem produtor cultural em quem ele votava.
Contribuímos para que a cultura fosse incorporada ao projeto de desenvolvimento. A importância que a cultura adquiriu no governo Lula significa que não basta aumentar o poder aquisitivo dos brasileiros. É preciso muitas outras coisas, tais como ambiente saudável, educação de qualidade e acesso pleno à cultura.
A cultura em nosso país, na gestão do governo Lula, passou definitivamente a ser tratada como primeira necessidade de todos, tão importante quanto comida, habitação, saúde etc... Esta foi uma grande vitória. Talvez a maior de todas. Colocamos a cultura no patamar superior das políticas públicas no Brasil. Disto eu tenho certeza. E fomos além. Federalizamos, democratizamos e descentralizamos as ações do Ministério da Cultura. Primamos por um Estado democrático, republicano e responsável com o desenvolvimento cultural do país.
Estou convencido de que nada disto teria sido possível se não representássemos a vontade de uma grande maioria. Esta grande maioria que deu legitimidade ao convite feito pelo presidente Lula para que Gilberto Gil ocupasse a pasta da Cultura. A quem agradeço o convite para a seu lado caminhar boa parte desta jornada que me levou a ser ministro.
Agradeço, muito especialmente, ao presidente Lula a confiança que em mim foi depositada. A todo seu apoio à nossa gestão. Sem a sua compreensão quanto ao papel estratégico que a cultura ocupa para um projeto de nação, dificilmente teríamos chegado onde chegamos.
Despeço-me agradecendo também ao apoio recebido de tantos artistas, produtores culturais, investidores, profissionais e cidadãos. A legitimidade das políticas que implantamos se respalda em uma enorme rede mobilizada por este Ministério, de Norte a Sul deste país. Consolidamos um novo patamar de participação e inclusão na formulação e construção de políticas públicas para a cultura.
Quero também agradecer ao apoio recebido de todos os servidores do Ministério da Cultura, porque sem eles não teríamos sido bem sucedidos.
Por fim, despeço-me desejando muito sucesso à presidente eleita e a nova ministra, me dispondo a colaborar em tudo o que estiver ao meu alcance para que conquistemos o Brasil que queremos, um Brasil de todos.
Brasília, 31 de dezembro de 2010
Juca Ferreira
(Carta de despedida do Ministro Juca Ferreira)
Demos os primeiros passos, passos largos, mas ainda os primeiros passos. Creio que posso dizer que estivemos à altura da grandeza histórica do governo Lula: tratando as coisas públicas com o máximo respeito, democratizando as políticas culturais, republicanizando nossas ações e responsabilizando o Estado com os direitos culturais dos brasileiros e com a diversidade cultural do país. Buscamos nos relacionar com todo o corpo simbólico da nação, sem privilégios nem discriminações. Nos relacionamos positivamente com todos os governos municipais e estaduais, independente da coloração política do dirigente e nunca perguntamos a nenhum artista nem produtor cultural em quem ele votava.
Contribuímos para que a cultura fosse incorporada ao projeto de desenvolvimento. A importância que a cultura adquiriu no governo Lula significa que não basta aumentar o poder aquisitivo dos brasileiros. É preciso muitas outras coisas, tais como ambiente saudável, educação de qualidade e acesso pleno à cultura.
A cultura em nosso país, na gestão do governo Lula, passou definitivamente a ser tratada como primeira necessidade de todos, tão importante quanto comida, habitação, saúde etc... Esta foi uma grande vitória. Talvez a maior de todas. Colocamos a cultura no patamar superior das políticas públicas no Brasil. Disto eu tenho certeza. E fomos além. Federalizamos, democratizamos e descentralizamos as ações do Ministério da Cultura. Primamos por um Estado democrático, republicano e responsável com o desenvolvimento cultural do país.
Estou convencido de que nada disto teria sido possível se não representássemos a vontade de uma grande maioria. Esta grande maioria que deu legitimidade ao convite feito pelo presidente Lula para que Gilberto Gil ocupasse a pasta da Cultura. A quem agradeço o convite para a seu lado caminhar boa parte desta jornada que me levou a ser ministro.
Agradeço, muito especialmente, ao presidente Lula a confiança que em mim foi depositada. A todo seu apoio à nossa gestão. Sem a sua compreensão quanto ao papel estratégico que a cultura ocupa para um projeto de nação, dificilmente teríamos chegado onde chegamos.
Despeço-me agradecendo também ao apoio recebido de tantos artistas, produtores culturais, investidores, profissionais e cidadãos. A legitimidade das políticas que implantamos se respalda em uma enorme rede mobilizada por este Ministério, de Norte a Sul deste país. Consolidamos um novo patamar de participação e inclusão na formulação e construção de políticas públicas para a cultura.
Quero também agradecer ao apoio recebido de todos os servidores do Ministério da Cultura, porque sem eles não teríamos sido bem sucedidos.
Por fim, despeço-me desejando muito sucesso à presidente eleita e a nova ministra, me dispondo a colaborar em tudo o que estiver ao meu alcance para que conquistemos o Brasil que queremos, um Brasil de todos.
Brasília, 31 de dezembro de 2010
Juca Ferreira
(Carta de despedida do Ministro Juca Ferreira)
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
EVENTOS
Encontro de Professores Pensantes
No mês do professor, a Editora Projeto e a escola Arco Íris convidam para o 1° EPP, Encontro de Professores Pensantes, que traz a Salvador Beth Baldi para uma conversa sobre A Escrita e para o lançamento da edição n° 12 da projeto-revista de educação.
Reserve esta data em sua agenda: 23 de outubro, das 9h às 12h, na livrara LDM, Rua Direita da Piedade, nº22 – Piedade/ salvador. (Próximo à Secretaria de Segurança Pública e ao Banco do Brasil.).
MAIORES INFORMAÇÕES: eventos@livrariamulticampi.com.br
No mês do professor, a Editora Projeto e a escola Arco Íris convidam para o 1° EPP, Encontro de Professores Pensantes, que traz a Salvador Beth Baldi para uma conversa sobre A Escrita e para o lançamento da edição n° 12 da projeto-revista de educação.
Reserve esta data em sua agenda: 23 de outubro, das 9h às 12h, na livrara LDM, Rua Direita da Piedade, nº22 – Piedade/ salvador. (Próximo à Secretaria de Segurança Pública e ao Banco do Brasil.).
MAIORES INFORMAÇÕES: eventos@livrariamulticampi.com.br
domingo, 19 de setembro de 2010
Graças a deus saiu o resultado deste edital!
Na última semana saiu o resultado dos editais da Funceb/ Secult para alivio e/ou desespero dos artistas e produtores culturais baianos. Antes do lado de lá da margem do rio e agora do lado de cá, me permiti sentir frustação e raiva diante dos resultados! Mas, como uma boa modeladora de projetos em construção, ter acesso a ficha de avaliação da comissão é uma forma de compreender quais os possíveis equivocos (onde foi que eu errei!). Por isso, oriento a todos irem atrás de seus pareceres! Desta maneira, um artista foi resgatar o seu projeto, contudo além de não consegui-lo de volta ele não teve acesso ao parecer da comissão. Assim os 5 dias para recorrer do resultado, perde qualquer validade, sendo este prazo estipulado no próprio edital 7.2 "Das decisões das comissões responsáveis pela habilitação e pela seleção de projetos caberá recurso dirigido, no primeiro caso, à Diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia e, no segundo, ao Secretário de Cultura do Estado da Bahia, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados a partir das respectivas publicações no DOE." Outro ponto que vale destacar, é a inexistência do suplente no edital MATILDE MATOS – APOIO À CURADORIA E MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES NO ESTADO DA BAHIA e como ficará o cumprimento do item 5.14 "O proponente diligenciado terá o prazo máximo de 10 (dez) dias, contados a partir da comunicação das diligências, para apresentar as informações solicitadas, sendo que o não cumprimento acarretará na convocação do suplente." Será que não teve suplente porque os projetos foram tão ruins? Mas como posso afirmar se não existe uma publicação das notas? Neste caso, apesar das minhas criticas ao Edital do Bahiagás, a forma de divulgação foi mais coerente.
Informações oficiais acesse: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br
Informações oficiais acesse: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br
Projetos em desenvolvimento

“Velho? Mas como?! Se ele nasceu na manhã de hoje...”.
(Mário Quintana)
Em cumprimento ao estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Teatro/Ufba, estou ministrando aulas de iniciação teatral para maiores de 50 anos, no período de setembro a novembro. Nesta oportunidade será criado um espetáculo com os participantes, e todo o processo pedagógico é integra o meu Trabalho de Final de Curso - TCC com o título provisório de O CORPO ‘VELHO’ EM CENA:O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DE SABERES
Projetos em desenvolvimento
Oficina de Teatro: O ator criador no universo da cultura popular
Você acha que o teatro é importante para a vida das pessoas? Gosta de teatro e quer saber um pouco mais sobre esta linguagem?
Você está convidado a participar da Oficina de Teatro: O ator criador no universo da cultura popular, que será realizada gratuitamente no município de Wagner no período de 22/09/10 a 10/10/10, com emissão de certificado. A oficina terá a carga horária de 80h, sendo trabalhados técnicas de atuação, noções de cenário, maquiagem e figurino que resultarão na montagem de um espetáculo final. A oficina será ministrada pelos professores Poliana Bicalho, Mauricio Pedrosa e Fred Alvin, e a produção de Talita Nobre.
Se você é jovem e têm entre 17 a 29 anos ou é educador, não perca essa oportunidade! Faça sua inscrição e venha vivenciar conosco a arte teatral!
Você acha que o teatro é importante para a vida das pessoas? Gosta de teatro e quer saber um pouco mais sobre esta linguagem?
Você está convidado a participar da Oficina de Teatro: O ator criador no universo da cultura popular, que será realizada gratuitamente no município de Wagner no período de 22/09/10 a 10/10/10, com emissão de certificado. A oficina terá a carga horária de 80h, sendo trabalhados técnicas de atuação, noções de cenário, maquiagem e figurino que resultarão na montagem de um espetáculo final. A oficina será ministrada pelos professores Poliana Bicalho, Mauricio Pedrosa e Fred Alvin, e a produção de Talita Nobre.
Se você é jovem e têm entre 17 a 29 anos ou é educador, não perca essa oportunidade! Faça sua inscrição e venha vivenciar conosco a arte teatral!
Assinar:
Postagens (Atom)
